Script para Gerar Script

From: Marcos Braga
Subject: Script para Gerar Script
Date: Sat, 13 Oct 2007 05:17:03 -0300

Prezados da Lista,

Não sei até onde isso é útil, mas acompanho vários scripts na lista para criação de outros scripts ou arquivos, onde enconto vários ECHO's e direcionamentos >>, resolvi passar um pouco da minha experiência com esses scripts.

Após alguns anos criando scripts com diversas finalidades, espero que minha experiência seja útil para algum fim.

Quando preciso gerar scripts ou arquivos originados de outro script utilizo funções e uma única saída e um único ECHO. Segue exemplo:

----->  script.sh  <-----
#!/bin/bash

function geraScript() {
echo "#!/bin/bash
# script gerado pelo script.sh
# mostra a memória disponível
grep ^MemTotal /proc/meminfo
# mostra a distribuição atual
head -n1 /etc/issue
"
}
geraScript > info.sh
chmod +x info.sh
----->  end script.sh  <-----

Como observam, para gerar um script qualquer, utilizo um único ECHO e um único direcionamento (>), ajudando em muito a manutenção do mesmo. Espero ter ajudado.

Abraços a todos e sucesso,
Braga