Como testar se um valor digitado é um número

From: jrsreis
Subject: Como testar se um valor digitado é um número
Date: Mon, 24 Sep 2007 20:09:15 -0000

 Olá Pessoal,

   Estou tentando criar um script com função, mas não estou
conseguindo, nem passar o valor para a função. E gostaria também de
saber se há como testar se um valor digitado é um número negativo ou
positivo. Se o usuário teclar Enter sem digitar nada o programa teria
que trar isso.
 Abaixo segue o que estou tentando fazer. Se puderem me ajudar, eu
agradeço.

#!/bin/bash
# Script para comparar dois números

clear