Verificar se um serviço está rodando

From: fernando_gottlieb
Subject: Verificar se um serviço está rodando
Date: Mon, 24 Sep 2007 00:57:17 -0000

Olá pessoal.
Esta é minha primeira mensagem aqui na lista.

Estou desenvolvendo um servidor de gravações de vídeo.
Ele grava 24/7, arquivos com duração de uma hora a partir de uma placa
de captura.
Tenho o seguinte problema.
O serviço de gravação, utilizando o Mencoder, inicia toda hora cheia
(ex.: 00:00; 01:00; 02:00;...) sendo inicializado pelo cron. Já
verifiquei que o serviço é inicializado durante o primeiro ou segundo
segundo (ex.: 00:00:01 ou 00:00:02), normalmente.
Eventualmente o serviço não inicializa e ainda não sei o porque.
Gostaria de implementar persistência neste serviço.
Inicalmente testei o comanto ps -e | grep mencoder, porém não obtive
bons resultados.
Certa vez tive a oportunidade de verificar que o mencoder estava
rodando como processo zumbi, então novas instâncias del não eram
criadas pois o serviço era verificado pelo comando ps.
Há alguma maneira mais eficiente de verificar este(s) serviços,
considerando a possibilidade de que o serviço possa estar morto?
Agradeço qualquer ajuda.
Peço desculpas se isto for off-topic, pois verifiquei que levam muito
a sério esta questão e tenho certa dificuldade em distinguir se a
pergunta é pertinente ao grupo ou não.

Abraços

Fernando A. Gottlieb