Re: [shell-script] Alterar o arquivo /etc/network/interfaces

From: Otávio Fernandes
Subject: Re: [shell-script] Alterar o arquivo /etc/network/interfaces
Date: Thu, 23 Aug 2007 08:40:36 -0300

Flávio,

Eu tenho uma sugestão, porque ao invés de modificar diretamente o
interfaces, você não cria um arquivo de configuração, paralalo, como o
seguinte exemplo:

$ cat /etc/meuscript.conf
(...)
ETH0_ADDR="192.168.0.1"
ETH0_MASK="255.255.255.0"
(...)

E neste arquivo de configuração você terá todas as informações sobre a sua
as suas interfaces de rede, as quais você obteve a partir da sua aplicação
dialog, depois, você pode "gerar" novamente o interfaces, da seguinte forma:

---
#!/bin/sh

(...)
# obtendo as infos sobre as ifaces
source /etc/meuscript.conf

# imprimindo a eth0
auto $IFACE
iface $IFACE $OPTS
address $ETH0_ADDR <http://192.168.0.110/>
netmask $ETH0_MASK
broadcast $ETH0_BCST <http://192.168.0.255/>
network $ETH0_NETW <http://192.168.0.1/>
(...)
---

E toda a saída você grava em um temporário, depois sobrescreve o arquivo
interfaces (guardando um backup do antigo), e reinicia a rede ... e ainda há
mais opções, caso na reinicialização da rede dê algum problema, você pode
voltar o backup e tentar de novo.

um abraço,