Separar campos contidos numa linha

From: brunogcorrea
Subject: Separar campos contidos numa linha
Date: Thu, 12 Jul 2007 21:08:56 -0000

Olá.

Faço faculdade e moro em uma república com mais algumas pessoas.
Depois de algum tempo conferindo os gastos telefônicos de cada um no
papel resolvi fazer um programinha para dividir as contas
automaticamente. Numa nova versão, estou tentando utilizar um shell
script para organizar a conta de telefone que é baixada do site da
telefonica. A conta vem toda bagunçada, e sem nenhum delimitador para
cada um dos campos. Um exemplo está aqui:

        036 25/06/07 46323433 POA SP 23H16M56 1,9 A COB REDUZIDA 0,87

Utilizando o sed e o grep consigo transformar vários espaços em branco
em um @ (delimitador). No entanto, por exemplo, o campo TARIFA (A COB
REDUZIDA) possui espaços em branco e, portanto, tais espaços não
poderiam ser substituídos pelo delimitador. Da maneira que consegui
fazer, a 'tupla' ali de cima fica:

        036@25/06/07@46323433@POA@SP@23H16M56@1,9@A@COB@REDUZIDA@0,87

E a minha dúvida é a seguinte: Há possibilidade de eu fazer com que
ela fique da seguinte maneira:

        036@25/06/07@46323433@POA SP@23H16M56@1,9@A COB REDUZIDA@0,87

Ou seja, depois eu conseguirei recuperar a string "A COB REDUZIDA"
inteira, pois não há delimitador entre as palavras.

Acho que o awk pode ser útil, mas ainda não consegui entender bem seu
funcionamento...

Obrigado.

p.s. Entrei no grupo faz pouco tempo, mas tenho acompanhado
regularmente as discussões, e estou gostando e aprendendo muito!
Parabéns a todos do grupo!