Re: [shell-script] ER para validar IP

From: Michel I. Moreira
Subject: Re: [shell-script] ER para validar IP
Date: Fri, 11 May 2007 11:49:09 -0300

Bom dia Wagner,

Nosso amigo Aurelio em seu site tem um exemplo de como fazer isso.

De uma olhada lá.

www.aurelio.net

[ ]'s

:qw =)

Wagner Brasileiro escreveu:

Bom dia,

Estou quebranco a cabeça, arrancando meus cabelos para criar uma ER que valide um IP sem contar suas máscaras. Já estava quase terminando quando me passou pela cabeça testar se colocasse algo além do previsto se ela deixava pasar, e passou, ou seja:

variavel=999
echo $variavel|egrep '([0-5]){3}' ele barra, se variavel=555 ele aceita, porém se variavel=5559 por exemplo ele também aceita e notei que aí que minha ER stava furada. Claro que amarrei cuidadosamente os limites de uma faixa IP só usei esse exemplo para ilustrar de manera rápida meu problema, que na realidade é aceitar apenas a cadeia e mais nada além dela ao contrário do que eu pensava, os limitadors não funcionam assim, a ER casa com qualquer outra coisa que atenda basicamente a 3 números até cinco cada, desde que tenha esta string dentro. Minha pergunta: Meu erro está na ERR ou na instrução de verificação? Como posso fazer esse limite?

Se alguém tiver uma ER dessas prontas eu aceito, o resto do Script eu já fiz, não achei necessário mandá-lo pois não era o foco, mas gostaria mesmo assim de uma explicação no que estou errando, pois até onde eu verifiquei cada bloco isolado da ER completa para validar todas as seqüências válidas de um IP, elas funcionavam, mas quando as juntava num "OU" devido a esse problema elas terminavama aceitando muitas outras coisas. Foquei-me apenas no octeto 254, verificar pra que a ER fizesse todos os teste possíveis para aceitar qq número nesse intervalo ou somente dois algarismos ou apenas um incluindo zero.

http://br.messenger.yahoo.com/ <http://br.messenger.yahoo.com/>