Ajuda com criação de script - verificar IP

From: Rafael Tomelin
Subject: Ajuda com criação de script - verificar IP
Date: Thu, 19 Apr 2007 09:25:24 -0300

Olá Pessoal,

Estou instalando uma VPN, porém meu IP é dinâmico.   Então vou fazer um
script e colocar no cron para rodar a cada 30min.

O que estou precisando na minha ajuda é o seguinte:

Quero verificar o meu IP atual (ifconfig eth0) e comparar com o arquivo da
VPN para ver se o IP é o mesmo ou se ele mudo.  Caso tenha mudado ele
atualiza o arquivo da VPN.
Indiferente, se ele mudar ou não i IP, quero que me mande um email
informando qual o numero de cada IP.

Como que posso fazer isso?