ler arquivo csv

From: Danilo Gimenez Ramos
Subject: ler arquivo csv
Date: Sat, 31 Mar 2007 18:10:30 -0300

Pessoal, eu queria fazer um script que lesse um arquivo que está em csv e tem tres campos separados por ponto e virgula.
Separa o nome na variavel nome e o usuario na variavel usuario.
se eu faço no shell por exemplo: $ cat nomes.csv | cut -f2 -d';'
eu consigo os nome e se trocar o f2 por f3 eu pego os usuarios.

Tentei fazer o seguinte script:

#!/bin/bash

LINHA='x'

while ! [ "$LINHA" = '' ]
do
        LINHA="`cat -n $1`"
        NOME="`echo $LINHA|cut -f2 -d';'`"
        echo "$NOME"
        if [ "$LINHA" = '' ]
        then
                break
        fi
done

Só que tem dois problemas por enquanto:
um deles é que o loop fica infinito, ele não para a execução no break do if e eu não to conseguindo atribuir na variavel NOME a saída de echo $LINHA|cut -f2 -d';'

aqui um exemplo do meu arquivo csv:

1;Camila Pacheco de Carvalho Almeida;t137563
2;Cristiane da S Moraes;t137610
3;Eliane Menezes Pereira;t137611

Att.

Danilko Gimenez Ramos