Re: [shell-script] o que quer dizer esse -x???

From: Tiago Barcellos Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] o que quer dizer esse -x???
Date: Wed, 21 Mar 2007 08:16:53 -0300

Edson,

primeiro perceba que o primeiro elif nunca será satisfeito.

por que? por que se as 2 primeiras condições forem satisfeitas, o primeiro
if nunca executará os elifs posteriores.

se A for Verdade e B for Verdade ; faça algo
caso contrario, se A for Verdade, B for Verdade e C for Verdade ; ...

terás que repensár a lógica desse if.

outra coisa, vc pode substituir

if [ $TRANS = "sim" ] && [ -x $NOPROXY ]; then

por

if [ "$TRANS" = "sim" -a -x "$NOPROXY" ]; then

eu gosto de proteger todas as minhas variaveis 'strings' por que se em algum
caso ela for vazia, dara problema no if.

por fim, o seu if poderia ser assim:

if [ "$TRANS" = "sim" ]; then
    if [ -x "$NOPROXY" ]; then

    else

    fi
fi

qual a vantagem? se $trans for diferente de sim, o script não vai 'perder
tempo' avaliando todas as condições. perceba que eu coloquei parte do seu
código por que a parte com o $NOARM fica a seu critério.

no mais, ja lhe foi mostrado o extremamente util canivete suíço do shell ;-)

Att

Tiago

--
Tiago B Peczenyj