Erro ao renomear arquivos em lote (via mv)

From: Luiz, o Marelo
Subject: Erro ao renomear arquivos em lote (via mv)
Date: Thu, 22 Feb 2007 22:29:09 -0200

Pessoal, tenho uma pasta ~/Fotos/Segunda/  com vários arquivos no formato
x.jpg onde x é numeração sequenciada.

Outra pasta chamada temp onde estou descarregando fotos aos poucos de várias
máquinas fotográficas (que estão em diferentes formatos como "dscxxxx.jpg",
"segunda (xx).jpg", "fulano e fulana.jpg", etc) que irão para a mesma pasta
citada acima. A intenção é deixar tudo do jeito da primeira pasta, seguindo
a numeração. Para prosseguir a numeração da pasta acima, fiz o seguinte:

it=234;for arq in *.jpg; do mv "$arq" ~/Fotos/Segunda/$((it++)).jpg; done;

Onde 234 é o próximo número da sequencia...

Só que com certeza meus parcos conhecimentos em shell script me pregaram uma
peça nada agradável, porque qual não foi a minha surpresa ao ver que toda
vez que rodo este comando alguns arquivos SOMEM.
Havia algumas fotos repetidas, ou que ficaram com baixa qualidade então
resolvi apagar, então rodei o arquivo de novo (só que tudo na pasta atual -
a pasta de destino == pasta de origem) ou seja, o mv teria função só de
renomear. Mas aí sempre somem alguns arquivos. Fui notando que a quantidade
de arquivos nas pastas iam só diminuindo. E que as vezes a numeração
começava no 12, outras vezes começava no 1, mas no meio dos numeros ficavam
faltando um certo intervalo...

Deduzi que em algum momento o mv tenta renomear pra um nome de arquivo já
existente, então ele dá pau... É isso mesmo? Realmente era uma coisa que eu
tinha que ter antecipado, mas na pressa....

Algumas fotos pelo visto já eram, perdi-as. Outras ainda tenho no email
então dá pra baixar e renomear de novo.

Então queria uma ajuda de como seria o jeito mais certo de fazer isso sem
ser via mv

Já adiantando, gostaria de fazer com que o script pegasse o número de
arquivos (exemplo 740 fotos) e incluisse zeros à esquerda dos números
menores que 3 dígitos... 001, 034, 443, etc....

Desculpe pelo post longo, mas gosto de explicar bem as coisas.

Muito obrigado
"Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei" - Jesus