Re: [shell-script] dns.sh

From: Tiago Barcellos Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] dns.sh
Date: Sun, 21 Jan 2007 01:01:33 -0200

Julio, existem varias formas de vc contornar este problema

Uma forma de vc informar uma senha à um aplicativo que a solicita é
via expect (de uma olhada no man expect - eh bem intuitivo de fazer
algo assim). Entretanto não lembro se o sudo aceita a interação via
expect - terias q testar. Se vc conseguir, vc tem um problema: a sua
senha vai estar passeando por um script.

Outra forma seria vc um bit especial no seu script para ele ser
executado como root - o SUID (via chmod +s). Acho que esta forma é
extremamente perigosa, pois pode abrir uma brecha no seu sistema.

Talvez a saida mais simples para o seu problema é alterar as
permissões do /etc/resolv.conf para que vc possa escrever nele. Uma
possibilidade é via grupos.

De uma olhada nessas dicas e veja o que é mais pratico/seguro para ti.

Abraços

Tiago