conjunção de comandos grep usando uma lista

From: Jorge Barros de Abreu
Subject: conjunção de comandos grep usando uma lista
Date: Sun, 24 Dec 2006 03:15:50 -0200

Olá.

Atualmente tenho um trecho de código que está dessa forma:

LIST="palavra1 palavra2 palavra3 palavra4"
cat $ARQUIVO |\
grep -v "palavra1" |\
grep -v "palavra2" |\
grep -v "palavra3" |\
grep -v "palavra4" > relatorio.txt

Eu gostaria de fazer algo assim:
LIST="palavra1 palavra2 palavra3 palavra4"
cat $ARQUIVO | for i in LIST do grep -v $i done > relatorio.txt

O objetivo da mudança é restringir a alteração a um lugar somente. Da forma
como está atualmente em caso de alteração tenho de modificar em dois lugares
ficando a possibilidade de erro aumentada.

Qual a forma correta de fazer isso?

Obrigado.
--
Data Estelar 2454093.741690