Re: [shell-script] testar se existe um programa

From: Tiago Barcellos Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] testar se existe um programa
Date: Fri, 22 Dec 2006 12:05:35 -0200

Fernando

Vc pode fazer isso de 2 formas.

1) existe o comando which, que informa aonde está localizado um dado
arquivo executavel dentro do seu $PATH

$ which gcc
/usr/bin/gcc

$ echo $?
0

$ which netscape
netscape: Command not found.

$ echo $?
1

dessa forma:

$ which comando 2>&- >&- && echo 'existe' || echo 'nao existe'

2) Veja o codigo de retorno,

$ lalala
bash: lalala: command not found

$ echo $?
127

este codigo significa Comando não encontrado ("command not found") --
o que pode ser bem mais util no seu script. perceba que vc está refém
do PATH nesses casos, se quiser algo mais poderoso pode tentar via
find ;-)