Se SEnão no shell script?

From: Rafael Tomelin
Subject: Se SEnão no shell script?
Date: Sat, 30 Sep 2006 15:50:43 -0300

 Olá pessoal,

 Quero tirar uma duvida.  O se senão no shell script seria "if else"?
 Estou montando aseguinte estrutura e pressiona de uma ajudinha!!

 Fazer um script e irei perguntar para o usuário sim ou não [y/n]
seria isso mais ou menos?

read variavel
teste = variavel ?

  O script é para a compilação do php e gostaria de fazer da seguinte forma:

1) Perguntar se o usuário quer compilar o php5 [y/n]
2) Se sim, se ele que com suporte a snmp [y/n]
3) e mais algumas coisas.

 Como faço o teste para saber se o usuario digitou sim ou não?

Alguem pode me dar essa dica?