Script de merge smbgate.log e access.log

From: Flavio Junior
Subject: Script de merge smbgate.log e access.log
Date: Fri, 22 Sep 2006 14:16:59 -0300

Tarde pessoal...
A uns dias atras eu vi um carinha postar esse mesmo problema que
apareceram no IRC com ele hoje, se não me engano eh um exercicio de um
curso online sobre shell/linux...

Hoje eu tinha tempo livre e resolvi ajudar o cara, a ideia do script é:
- É fornecido um arquivo chamado smbgate.log com o conteudo assim:
LOGON 192.168.0.2 293828382 silva
LOGOFF 192.168.0.2 308181812 silva

Assim pra cada login/logoff de usuario, porem claro, pode ter 2
logons/logoffs seguidos.

E o outro arquivo é um access.log convencional do squid configurado em
modo transparent, no lugar da identificacao do usuario aparece um "-".
Pedi os arquivos pro cara (que apresentou o problema) e trabalhei em
cima, cheguei ao seguinte resultado:

http://pastebin.ca/179891

(não gosto de colar o script na lista por que vira uma bagunça e
estraga as quebras de linha)

Algumas consideracoes:
- Varios logins na mesma maquina
- Varias maquinas no mesmo login
- Varios IP's
- Varios LOGON's nao seguidos de LOGOFF's
- O timestamp do log do squid tem nanosegundos, enquanto o do smbgate não

Pra tudo isso parece que funciona o script, só que eu achei q dava pra
melhorar ele, ta meio lerdao e complicado demais. Se alguem quiser
contribuir so pra estudo, eu agradeço.

Valeu, e pra quem tava procurando sobre essa duvida eu espero que tenha ajudado.

Flávio do Carmo Junior