Re: [shell-script] Calcular diferença entre dias...

From: Daniel Henrique Angst
Subject: Re: [shell-script] Calcular diferença entre dias...
Date: Thu, 07 Sep 2006 18:25:12 -0300

Boa tarde Isaias.

A um tempo atrás, precisei fazer isso. Precisa de algo que, dado duas
datas, me retorna-se dizendo quando ano(s),dia(s),mês(es),hora(s) e
minuto(s) havia sido passado.

Como não achei algo que me desse a resposta no formato que eu queria, eu
mesmo construi o meu próprio script (até por questão de desafio pessoal
de conseguir bolar um). Eu escrevi esse script usando apenas shell puro.

 A única coisa que difere da tua necessidade é que uso como menor
unidade, minuto, pois na minha necessidade não era armazenado os
segundos, apenas minutos. Mas fica ai o desafio, alterar o script para
trabalhar na casa do segundo. Se tu desconsiderar os segundos, o script
atende a tua necessidade.

Ficou grande e relativamente lento para ser executado, mas me dá a
resposta no formato que eu queria. Como para o meu uso é feito o cálculo
apenas de tempos em tempos, o tempo que ele demora para ser executado
não é relevante.

Para quem gosta de shell, ficou no mínimo interessante a solução.

Estou mandando ele em anexo.

O seu uso é bem simples, basta chamar o script passando as duas datas.
(formato da data DDMMAAAAhhmm)
./calc_date.sh 120820061229 120820061310
41 minutos

./calc_date.sh 080619772200 070920061810
29 anos e 97 dias e 20 horas e 10 minutos

É necessário ter o bc e o cal instalados.

Era isso. Espero ter ajudado.

Daniel H. Angst