Re: [shell-script] Script para add user no samba

From: Leandro Lustosa
Subject: Re: [shell-script] Script para add user no samba
Date: Tue, 22 Aug 2006 21:32:20 -0300

Conforme menciona pelo Sr. MrBiTs :D eis um scriptizinho simples para vc
ir aprimorando aí, eis o script:

#----------- Script Administra Usuarios no SMB ----------#

#!/bin/sh
   while :
   do
   echo
   echo "|-------------- Users Samba ---------------|";
   echo "| [1] - Criando Usuario/Grupo no Samba     |";
   echo "| [2] - Criando a Pasta do Usuario         |";
   echo "| [3] - Trocando Senha do Usuario          |";
   echo "| [4] - Deletando Usuario do Samba         |";
   echo "| [5] - Para ir para o bash                |";
   echo "|-------------- Users Samba ---------------|";
   echo "Digite a opcao desejada:";
   read opcao
   case $opcao in
   1) echo -n "Digite o Nome do Usuario:";
   read user
   echo -n "Grupo a que Pertence o Usuario
[comercial,publico,telecom,network,security,opensource]:";
   read grupo
   useradd -d /dev/null -g $grupo -s /bin/false -M $user
   echo -n "Nome da Estacao:";
   read estacao
   useradd -d /dev/null -g maquina -s /bin/false -M $estacao\$
   smbpasswd -a $user
   sleep 3;;
   2) echo "Abaixo Relacao de Acesso as Pastas!";
   echo "Pasta telecom - grupo que acessa: telecom";
   echo "Pasta security - grupo que acessa: security";
   echo "Pasta publico - todos tem acesso, grupo publico";
   echo "Pasta comercial - somente grupo comercial";
   echo "Pasta network - grupo network";
   echo "Pasta opensource - grupo opensource";
   echo -n "Pasta Que o User Tem Acesso, conforme descricao
acima:";
   read pasta
   echo -n "Nome do Usuario:";
   read nome
   mkdir /home/$pasta/$nome
   echo -n "Grupo do Usuario:";
   read groups
   chown $nome:$groups /home/$pasta/$nome -R
   sleep 3;;
   3)    echo -n "Qual o Nome do Usuario:";
   read fulano
   smbpasswd -a $fulano
   sleep 3;;
   4) echo -n "Nome do Usuario a Deletar:";
      read del
      smbpasswd -x $del && userdel $del
   sleep 3;;
   5) /bin/bash
   sleep 3;;
   esac
   done

Obs.: Não esqueça de criar os grupos no *nix.

Inté +

Leandro Lustosa ( slackuser_ )