script para passar valores de variáveis à arquivo

From: ams234980
Subject: script para passar valores de variáveis à arquivo
Date: Tue, 22 Aug 2006 16:45:06 -0000

Prezados,
Gostaria de saber se tem como eu utilizar um script que peça ao
usuário valores e estes valores sejam armazenados numa variável e
esta variáveis sejam reconhecidas por um arquivo de configuração ?
assim :
Eu quero configurar o servidor DHCP ( arquivos: /etc/dhcpd.conf ),
mas gostaria de solicitar ao "user" que me diga qual o "default
gateway", Ip de inicio e fim da faixa de IPs, mascara, Ip servidor
DNS, e outrso valores e estes sejam armazenados numa variável que
deverá ser direcionada ao arquivo de configuração
( /etc/dhcpd.conf ).
Ex.:
# Arquivo de configuração /etc/dhcpd.conf:
ddns-update-style none;
default-lease-time 600;
max-lease-time 7200;
authoritative;
subnet $REDE netmask $MASCARA {
range $IP_INICIAL $IP_FINAL;
option routers $IP_GATEWAY;
option domain-name-servers $IP_DNS1,$IP_DNS2;
option broadcast-address $IP_BROADCAST;
}
ONDE:
 $REDE = IP da rede que o script pedirá;
 $MASCARA = Máscara da rede que o script pedirá;
 $IP_INICIAL e $IP_FINAL = Faixa de IPs que o script pedirá;
 $IP_GATEWAY = IP do roteador que o script pedirá;
 $IP_DNS1 e $IP_DNS2 = IP dos servidores DNS que o script pedirá;
 $IP_BROADCAST = Endereço de broadcast que o script pedirá.
Ou seja, o script pede estes valores e envia para o arquivo com as
configurações acima.
Como eu faço isto ?