Re: [shell-script] Transformar Shell em serrviço

From: Alexandre Bueno Chaves
Subject: Re: [shell-script] Transformar Shell em serrviço
Date: Tue, 15 Aug 2006 16:34:59 -0300

Bem, como sou iniciante em shell script, tem um script que me foi passado
por um colega de trabalho que uso de modelo para criação de outros. Segue o
corpo:

#/!bin/bash
prefix="/Programs/Apache2_PHP5" #Aqui você define o diretório onde o
programa foi compilado
PATH=/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/sbin:/bin:/usr/sbin:/usr/bin #Aqui você
define a variável PATH do sistema, #caso o serviço dependa de algum
executável
DAEMON="$prefix/bin/apachectl" #Aqui você diz onde está localizado o serviço
que você deseja subir
test -x "$DAEMON" || exit 0 #Testa se a localização do serviço é válida
case $1 in   #As linhas abaixo controlam a inicialização, permitindo que
você use "servico star|stop|restart", e #dizem caso o serviço apresente
alguma falha na inicialização
    start)
    $DAEMON start
    echo -n ' apache2 '
    ;;
    stop)
    $DAEMON stop
    ;;
    restart)
    $DAEMON stop
    $DAEMON start
    ;;
    status)
    $DAEMON status
    ;;
    *)
    $DAEMON start
        echo -n ' apache2 '
    exit 1
    ;;
esac

Se você não souber como fazer o serviço iniciar de forma automática, coloque
o arquivo shell, depois de devidamente personalizado e tornado executável,
em /etc/init.d. Faça um link simbólico para ele na pasta /etc/rc5.d (no caso
de o seu sistema iniciar no runlevel 5) informando a ordem de inicialização
antes do nome do serviço com um "S" maíusculo e dois dígitos. Por exemplo,
se você quiser que o apache, no caso, seja o útlimo serviço a iniciar, faça
um "ln -s ../init.d/apache S99apache" dentro de /etc/rc5.d. Lembrando que
isso vale para distribuições baseadas em Red Hat (não sei se vale para as
demais) e que sou iniciante - caso haja alguma correção, ou crítica, serão
muito bem-vindas.