Trocar uma parte de uma string...

From: Daniel Barros
Subject: Trocar uma parte de uma string...
Date: Thu, 10 Aug 2006 15:51:25 -0300

Fala aê galera, blz???!!!!

Estou começando a aprender sobre shell-scrip, e tenho uma dúvida.

Na verdade foi um problema que apareceu aqui no meu trabalho, tenho vários arquivos (tipo texto) e preciso fazer uma busca de um trecho do texto e trocá-lo por um outro texto. Exemplo:

arq1.shell
APP='/home/user1/prog'

arq2.shell
APP='/home/user1/prog'

arq3.shell
APP='/home/user1/prog'

Eu preciso abrir o arquivo e trocar o "user1", por "user2" e assim sucessivamente...

Alguém saberia me dizer por onde eu começo ???

Obrigado!!!