Re: [shell-script] hexadecimal / traffic control

From: Felipe Kellermann
Subject: Re: [shell-script] hexadecimal / traffic control
Date: Fri, 28 Jul 2006 20:43:33 -0300 (BRT)

On Fri, 28 Jul 2006 8:14pm  -0300, Reinaldo Carvalho wrote:

> Felipe,

> Não entendi como isso funciona.. pode dar mais exemplos?

Reinaldo,

Desculpas, pensei que o exemplo estava claro.  Eu estou fazendo uma
operação /and/ bitwise, como em C, C++, ou similares.  O resultado que eu
estou obtendo é em decimal.  As operações bitwise suportadas pelos shells
são &, ^, |, e shifts para esquerda ou direita.

Eu enviei uma outra mensagem para esta mesma thread que tem mais exemplos
sobre isto, talvez eles ajudem.  Fale se tiver mais alguma dúvida sobre a
aplicação dos operadores.  Observação:  A precedência deles é a mesma que
em C/C++.

> Perfeito, com certeza a melhor maneira Hexa => Decimal
> Existe algo semelhante para Decimal => Hexa ?

Oh, sim.  Dependendo do shell. Em zsh há uma interface matemática simples
que faz o inverso de base#, que é [#base].  Por exemplo, invertendo o
exemplo anterior:

  % print $(([#16]32768))
  16#8000

Ou no formato C...

  % setopt C_BASES
  % print $(([#16]32768))
  0x8000

A opção em outros shells e zsh também, genérica, é usar printf builtin dos
shells (lembra-se que há o comando printf também).  Se tu estiveres usando
bash, podes usar a opção -v, como nos exemplos que seguem:

  $ printf "%x\n" 32768
  8000

Ou

  $ printf -v convertido "%x\n" 32768

Agora convertido tem o valor convertido.

  $ printf "Valor convertido: %d\n" $convertido
  Valor convertido: 8000

Recomendo o uso de zsh, que tem todo o suporte a conversões de bases tudo
buildin (base#, base##, [#base], [##base], etc).  Boa sorte com os teus
trabalhos com tc/iproute, este assunto é realmente interessante  ;-)

Bom final-de-semana,

--
Felipe Kellermann