Re: [shell-script] Re: explode() em shell?!?!

From: Tiago Barcellos Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] Re: explode() em shell?!?!
Date: Wed, 26 Jul 2006 16:16:49 -0300

Jorge,

Eu estou analisando agora a primeira função que vc fez e aqui, pra
mim, ela parece 'global' dentro do shell corrente.

$ _explode testezao ':' 'um:dois:tres'
$ echo ${#testezao[*]}
3

Logo eu não consigo entender que problema vc pode estar tendo A MENOS
QUE vc esteja querendo passar este array para um subshell PAI... ou
então...

$ mystr=":I:ride:bmx:"
$ _explode "bmx" ':' "${mystr}"
$ echo ${bmx[0]}
$ echo ${bmx[1]}
ride
$ echo ${bmx[2]}
bmx
$echo ${bmx[3]}

$echo ${bmx[4]}

Agora... analisando este exemplo, eu acho que vc queria q 'ride'
estiversse na posicao 2, estou certo?

veja só:

OLDIFS=$IFS
IFS=':'
set - ${mystr}
echo "1 $1 2 $2 3 $3 4 $4"
IFS=$OLDIFS

1  2 I 3 ride 4 bmx

ou seja

OLDIFS=$IFS
IFS=':'
A=(${mystr})
echo "0 ${A[0]} 1 ${A[1]} 2 ${A[2]} 3 ${A[3]} 4 ${A[4]}"
IFS=$OLDIFS
0  1 I 2 ride 3 bmx 4

Logo para a sua função funcionar corretamente altera temporariamente a
variavel de ambiente IFS para o separador que vc deseja e use a forma
ARRAY=( conteudo ) que eh bem mais simples.

O que acha?

[]´s Tiago