Re: [shell-script] Números aleatórios

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Números aleatórios
Date: Fri, 14 Jul 2006 16:44:40 -0300

Fala Emiliano,
como eu te disse, a variável $RANDOM produz números aleatórios entre 0 e
32767. Se quiser entre -10 e 10, terá que fazer algo parecido com o
seguinte:

Rand1=$((RANDOM%101))  # resto da da divisão
                       # ficará entre 0 e 100
Rand2=$((RANDOM%2))    # resto da da divisão
                       #ficará entre 0 e 1
[ $Rand2 -eq 1 ] && Rand1=$((Rand1*=-1))  # se $Rand2 = 1, mutiplique $Rand1
por -1.

Só um aviso: há uns 25 anos escrevi uma função para gerar números aleatórios
para o sistema operacional MUMPS. Devo confessar que apesar de conhecer
bastante Pesquisa Operacional, tive de ralar muito para que as amostras
geradas fossem pouco viciadas. Com as ferramentas que tínhamos era
impossível conseguir grandes amostras sem vício.

SuShellso,
Julio finalmente de férias,
Um belo livro de shell online? www.julioneves.com