Problemas imprimindo variaveis

From: Alfredo Casanova
Subject: Problemas imprimindo variaveis
Date: Wed, 19 Apr 2006 15:49:15 -0300

Olá
estou fazendo um script pra adicionar usuários em um repositório CVS...
então, ao inves de criar usuarios no linux, eu crio via htpasswd, e dou
permissões pra eles adicionando :nomedeusuario no final da linha, que faz
ele herdar permissoes do linux, certo?

entao, eu criei um usuário LINUX pra cada repositório, e pra cada usuário
htpasswd que eu crio nesse repositório, eu tenho q adicionar o :talnome no
final da linha
exemplo

tem um repositorio chamado teste
então, criei no linux um usuario chamado teste e setei as devidas permissoes
aí, pra adicionar um ciclano com permissao de +rw no repositorio teste, eu
fazia:
htpasswd ciclano
dpois ia no arquivo, e tava assim:

ciclano:AhdAegerhA#*(hageu

entao, eu adicionava :teste
ficando:

ciclano:AhdAegerhA#*(hageu:teste

assim ele herda as permissoes do usuario teste.

entao, ocorreu que surgiu um repositorio com nome muito grande, e eu criei o
nome de usuario menor q o nome do repositorio, o que me fez abrir um IF no
meu script:

#!/bin/bash

if [ $# -eq 0 ]
then
     echo "uso: $0 <nome.usuario>"
     exit 1
fi
     clear
     echo Adicionando usuário ao banco CVS em `uname -n`
     echo `date`
     echo Em qual repositório quer adicionar usuário?
     ls -lah /usr/cvs | cut -c63- | sed '1,3d' | sed
'$a\-----------------------' | sed '$i\-----------------------'
     read -p "repositorio (case sensitive): " r
     cd /usr/cvs/$r/CVSROOT
     echo Efetuando copia de seguranca do arquivo de senhas
     cp passwd passwd.old
     echo Adicionando usuario $1
     htpasswd passwd $1
     if [ $r != apuracoes_especiais_orgao ]
     then
               sed '$ s/$/:$r/' passwd >tmp
     else
               sed '$ s/$/:apuracoes/' passwd >tmp
     fi
     sort -o tmp tmp
     mv tmp passwd
     echo Usuario $1 Criado!

então, quando ele cai no "else", ele cria corretamente, com o :apuracoes
mas agora, quando cai no if, ao inves de interpretar o $r como o valor da
variavel, ele interpreta o $r como texto, e faz:
ciclano:aGUEH789AE&*9890:$r

o que pode ser?

--
[]'s