Re: [shell-script] OFF-TOPIC - Regras da Lista

From: Enaldo Sousa Leite
Subject: Re: [shell-script] OFF-TOPIC - Regras da Lista
Date: Thu, 02 Mar 2006 09:14:17 +0000

Saudacoes...

Gostaria de tecer alguns comentarios com relacao as regras... regras sao boas... mas tambem limitam muito... Pq as vezes e dificil distinguir o que faz parte do escopo da lista e o que nao faz... Sou moderador da lista iptables-br... e como toda lista sempre tem os "trolls"... iniciamos uma campanha chamada nao alimente os trolls... E simplesmente procuramos ignorar assuntos nao relacionados ao escopo da lista.. ninguem entra em uma lista de discussao para falar sozinho... Acredito que deva ser mais uma questao de cultura do que de regras... se somente regras resolvessem.. nao haveria fome no mundo... era so baixar uma lei proibindo a fome... Um exemplo disso eh que venho a algum tempo trabalhando em uns scripts de inicializacao e firewall que fazem acesso a banco, autenticam, atualizam, etc... Ate hj nao compartilhei aki.. pq ainda nao descobri se faz parte do escopo da lista pq nele tem shellscript, dialog, sql, adm. de sistemas, seguranca, etc... Acho que no final muitos perdem... pq meu trabalho poderia estar mais avancado... com a ajuda dos mestres jedis da lista e poderia tambem estar ajudando outros usuarios com as mesmas necessidades... NMHO, liberdade tambem e isso... quem recebe por dia 10.578 emails... receber 10.590... nao muda muito... ;-) Amigos... se eu q tenho mais hora de micro q urubu de voo... *<:)) ainda tenho essa duvida... imagina quem esta comecando... Nao quero fazer flame... eh so uma opiniao pessoal... Gosto muito da lista... ela me ajuda muito... muitas duvidas minhas foram esclarecidas aki... basta saber garimpar e pensar um pouco...

Desculpa o OT...
Obrigado...

Enaldo S. Leite
Adm. de Rede
address@hidden

MrBiTs wrote:

> Dei uma lida no cjb.net mas senti falta de "palavras proibidas"
> especificamente na lista de shell-script.
> Seria interessante ter uma lista de palavras ou expressões proibidas que não
> estão incluídas nas recomendações do cjb.net do Eriberto.

Como já estamos no off-topic, mudei o subject da mensagem. As "palavras
proibidas" são as de sempre: baixo-calão nunca ; ofensas, nunca; a minha
adorada mamãe não tem nada a ver com isso, então sem colocá-la no meio :)

O objetivo não é ser uma lista despótica, mas sim uma lista de shell
script. Então, vamos mudar a sua pergunta para "O que é permitido ?"
Shell-Script, sempre.

Somente exemplificando:

Perguntar como rodar um comando shell a partir de um programa C++ é
proibido. Veja que não há nada que fale sobre shell ou shell script
especificamente, mas sim uma característica da linguagem C++

Enviar um pequeno código C que espere o pressionamento da tecla ESC,
compilá-lo e inserí-lo no contexto de um script que necessita passar ESC
para um programa é permitido. Mostra a solução para o problema "shell
script enviando ESC para determinado comando", com ilustrações.

Perguntas do tipo "Preciso rodar um shell script no crontab" não devem
ser enviadas já que tratam de agendamento de tarefas, tema melhor
discutido em listas de administração de SO. O fato de ter as palavras
shell script na mensagem não a torna válida

Perguntas como "O script abaixo roda na console mas não roda quando
chamado a partir da crontab do usuário nobody" são permitidas, já que
tratam de um problema do script ( provavelmente PATH ) e não de crontab
propriamente dita.

Basicamente é isso. Sinta-se muito livre para discutir shell script.

- --
GPG Public Key
http://keyserver.veridis.com:11371/export?id=-6037232142263389818

         \\|||//