Re: [shell-script] Consulta em Banco de dados MySQL

From: Mauricio
Subject: Re: [shell-script] Consulta em Banco de dados MySQL
Date: Thu, 09 Feb 2006 15:57:33 +0000

Oi Adauto...
Uma solućão pra vc:

if mysql -hlocalhost -uusuário -psenha -D database -e "${QUERY}" &> /dev/null
                        then
                                echo "consultou."
                        else
                                echo "Falha no registro. Possivelmente o registro
está duplicado ou a máquina fora do ar. Verificar."
                        fi

Abraćo,
Maurício

Adauto Yahoo wrote:
Então Tiago, acabei fazendo um grep no resultado e consegui o que queria. Só
estava com dúvida no comando do BD, mas agora entendi com a sua resposta.

vlw!

From: Tiago Barcellos Peczenyj To: address@hidden Sent: Wednesday, February 08, 2006 9:15 PM

  Ola

  Sim é normal, pois o mysql terminou sem problema algum... ele
  retornaria algo diferente de zero se, por acaso, ocorrece algum erro
  durante a execução, vc teria que ler a documentação do Banco de Dados
  pra saber mais a respeito.

  Verifique se vc tem algum parametro do tipo 'exit X', que vc possa
  abortar o mysql informando um codigo de erro X, que vc posteriormente
  poderia pegar com o $? - eu sei que o Oracle possui.

  Ou então mude a forma como vc consulta e procure no resultado (seja
  jogando pra uma variavel ou faça um grep no resultado) para descobrir
  melhor o que aconteceu.

  Na Oracle Magazine de janeiro/fevereiro de 2006 tem um artigo que
  mostra algo desse tipo

  #!/bin/bash
  sqlplus -s / <<  EOF
  COLUMN obj_count
  NEW_VALUE obj_count
  SELECT COUNT(*) obj_count
  FROM user_objects;
  EXIT object_count
  EOF

  let "objcount =$?"
  echo The user owns $objcount objects.

  Ok... a lista não é de SQL nem de Oracle (e nem testei este script,
  não tenho acesso a banco oracle...) mas foi uma maneira interessante
  de pegar um resultado, mas como o codigo de 'exit' vai até 256 se não
  me engano, temos que usar com cuidado esse tipo de coisa.

  Enfim, tente contornar de alguma forma, acho que um GREP no resultado
  do seu select ta de bom tamanho.

  Abraços

  Tiago
  Em 08/02/06, Adauto Yahoo <address@hidden> escreveu:
  >     Pessoal,
  >
  >  Estou com dúvida à respeito de um comando que tenho que fazer para
consultar um usuário e verificar se existe no BD.

  >  mysql --database="data" --password="password" --execute="select Nome,Situacao
from usuario where(Codigo='$USER')"

  >  Após esse comando, se o usuário existir, mostra na tela, caso não exista,
não exibe nada.

  >  O problema é que quando uso o comando echo $? retorna 0 mesmo se o usuário
não é encontrado no BD.Pergunto, é normal acontecer isso ?

  >  [As partes desta mensagem que não continham texto foram removidas]
  >

  >   ---------------------------------------------------------------------
  >  Esta lista não admite a abordagem de outras liguagens de programação, como
perl, C etc. Quem insistir em não seguir esta regra será moderado sem prévio aviso.
  >  Sair da lista: address@hidden
  >  Esta lista é moderada de acordo com o previsto em
  >  Servidor Newsgroup da lista: news.gmane.org
  >  Grupo: gmane.org.user-groups.programming.shell.brazil
  >

  >          Yahoo! Grupos, um serviço oferecido por:
  >
  > PUBLICIDADE

  > address@hidden

Yahoo!.

  --