Limites...

From: Mauricio
Subject: Limites...
Date: Wed, 01 Feb 2006 06:54:04 +0000

        Olá,
Participo da lista há algum tempo, no comećo mais perguntando e, ultimamente, até propondo solućões aos colegas e sou um curioso por natureza. Embora minha formaćão não tenha relaćão alguma com programaćão ou scripts (sou músico) eu peguei o gosto; como muitos, acredito. Meu trabalho na empresa, além de música, envolve manipulaćão de strings em bancos MYSQL e manipulaćão de arquivos; e não teve algo até agora que eu precisasse que eu não houvesse encontrado na lista ou nas referências de leitura. Por isso meu muito obrigado a todos.

Entretanto esses dias me deparei com uma questão que talvez já tenha ocorrido a vocês. Explico: gosto de armazenar todo o trabalho em variáveis e só usar gravaćão em disco após o final do tratamento bem como evito usar awk, sed ou qualquer aplicativo externo, a menos que realmente seja necessário. Esses dias tentei armazenar muitos dados numa variável e o script ficou parado. Não fiquei esperando muito pra ver se era lentidão ou tamanho em excesso mesmo, porém ficou a pergunta:

-       Quanto de memória o bash pode alocar pra cada variável? Ou onde eu
poderia obter esse tipo de informaćão?

E já que estou perguntando:

-       Trabalhar com dados em arrays (faćo isso direto) é mais rápido ou melhor do que
com variáveis "normais"? E por que?

- Existe uma espécie de "ranking" do que executa mais rápido dentro do bash? Já ouvi falar que um laćo do tipo "for" executa mais rápido do que um "if". Isso é lenda ou verdade?

A última desse mail:

-       Como posso obter uma lista do que realmente executaria em qualquer "unix
like"????

Resumidamente amigos, tecnicamente já sei o que preciso. Agora quero melhorar meu conhecimento conceitual e, com isso, melhorar meu código. Como trabalho com bases grandes e com uma ordem de 30.000 arquivos acredito que isso refletiria em ganho de tempo, além do prazer de ver algo funcionando melhor... :-)

Abraćo a todos,
Maurício