ajuda com script

From: rafael.nery
Subject: ajuda com script
Date: Tue, 20 Dec 2005 12:00:12 -0200

Pessoal,
Eu estou fazendo um script para que na troca da senha só aceite números e
letras... Fiz tb para que n deixe trocar a senha caso a senha for igual a senha
antiga.. esse deu certo. Na verdade estou acrescentando em um outro script.
Mas não está dando certo.
Eu fiz assim:
if  [ "$passwd"  = "$oldpasswd" ]; then
 ERR="A Senha não pode ser igual a antiga."
 print_err;
 exit 1
fi
Esse não está dando certo, fica dando msg ="A Senha só pode ter números e
letras" para todos.
Alguém pode me ajudar com isso... Parece que tem como resolver isso com apenas
um grep.
Eu estou começando a estudar shell script agora, por isso essa dificuldade.

#$teste=`echo $passwd|grep  "[0-9]"|grep  "[a-z]"|grep  "[A-Z]"`
#if [ -n $teste ]
#then
#ERR="A Senha só pode ter números e letras"
#print_err
#exit 1
#fi

Obrigado,