Duvida sobre comandos

From: coquetelmolotov752
Subject: Duvida sobre comandos
Date: Fri, 16 Dec 2005 16:53:08 -0000

Ola pessoal.
Bem, tenho usado um  pouco dos poderosos scripts no meu trabalho, e
tenho me esforçado pra aprender. Um dia desses, pedindo ajuda a um
colega para filtrar e criar outro arquivo baseado num .txt de tabelas,
ele entre outras coisas usou a seguinte linha de comando:

for i in `seq 1 $num`; do head -$i arquivo1.txt | tail -1 | awk
'{print $1" "$2" "$3" "$4" "$5" "$6" "$7" "%8" "$9" "$10}'; done

O for, o awk, tudo isso entendi. O que ficou um pouco obscuro e que
nao consigo entender é o trecho "do head -$i arquivo1.txt | tail -1 |"

o que ele fez usando o head e o tail? e por que assim? ha outra
maneira da faze-lo?
Bem, se alguem puder me ajudar, agradeço.

Obrigado.
Dexter.