Achar diretório do Script

From: Alain
Subject: Achar diretório do Script
Date: Tue, 06 Dec 2005 11:31:32 -0200

Como eu acho em que diretório está o script atual? Eu sei que $0 tem o nome completo, o comando abaixo faz o inverso, ou seja me dá só o nome mas eu quero só o diretório. Exemplo

$0 é /opt/bin/firefox.sh
eu quero /opt/bin

Assim eu posso chamer o outro script firefoxrun.sh que está no mesmo diretório, mesmo se mudarem ele de lugar.

grato,
Alain

Tiago Barcellos Peczenyj escreveu:
O que é mais formal:

[ "${1}" ] || { echo "usage: $(basename $0) parametro" ; exit 1; }

ou

then echo "usage..."
exit 1
fi

geralmente eu gosto da primeira notação, é mais sucinta. mas ela possui
algum tipo de problema, digamos, alguma incompatibilidade com outros shells,
ou tem alguma sutileza que a forma if then fi não possui ?

As duas funcionam, entretanto.