Re: [shell-script] Retorno de erro!

From: Edimar Fardim
Subject: Re: [shell-script] Retorno de erro!
Date: Wed, 09 Nov 2005 14:19:55 -0200

Boa tarde!
Emerson, mas isso que vc usou é especifico do Oracle? Eu preciso usar isso no Postgres. Tem alguma outra forma pra resolver isso?

Obrigado!
Edimar

Emerson Domingues Souto escreveu:

Bom dia,

Edimar, eu passei pelo mesmo problema mas encontrei a solução (porem no meu
caso o ssh executa uma query no Oracle)

O comando SSH interpreta se executou o PSQL com sucesso ou não, e no caso sempre vai ter
sucesso pois o binário "psql" existe e funciona.
Mas podem ocorrer erros na query nao pode ? Sim, mas serão erros do banco, que
deveriam ser tratados pelo banco e não pelo SO.
TODAVIA, vc quer tratar os erros no SO, então a SOLUCAO é: "PROPAGAR O CÓDIGO DE
ERRO"

Segue:

##################
# SERVIDOR REMOTO
Prompt> cat scripts.sql
WHENEVER OSERROR  EXIT OSCODE      ROLLBACK
WHENEVER SQLERROR EXIT SQL.SQLCODE ROLLBACK
select * from dual;  -- aqui vc pode colocar a query ou insert ou update, etc
##################
Explicacao:
. as linhas do whenever propagam o código de erro (se houver) ao sistema
operacional
. caso nao tenha erro o sistema operacional recebe 0

Pronto agora vc pode executar o SSH tranquilamente !!!!

----- Original Message ----- From: Edimar Fardim To: address@hidden Sent: Wednesday, November 09, 2005 11:13 AM
 Subject: [shell-script] Retorno de erro!

 Bom dia!
Pessoal, preciso executar um arquivo com scripts SQL via ssh. Preciso capturar o retorno de erro para enviar um email para a pessoal responsável pelo o envio do arquivo. Já tentei de todas as formas e não estou conseguindo.
 Segue abaixo o exemplo:

COMANDO_SSH=`ssh 192.168.1.xx "psql -Upostgres -d template0 < /tmp/scripts..sql'"`

Obs.: Se eu tentar capturar o retorno de erro utilizando "$?", sempre retorna “0”. Se for vetrificar a variável COMANDO_SSH, nem sempre retorna vazio quando ocorre o erro.Por favor, qula é a melhor forma de resolver isso?

 Obrigado!
 Edimar

aviso.
Links do Yahoo! Grupos