RE: [shell-script] Diretório corrente

From: MrBiTs
Subject: RE: [shell-script] Diretório corrente
Date: Tue, 8 Nov 2005 14:02:11 -0300

>  Mas me ocorreu outra dúvida. E se eu quiser o nome do arquivo sem a
> extensão?

Eu faço ainda outra pergunta: extensão para que ?  Por que você coloca
extensão em seus scripts ? Como você sabe, o conceito ms-dos de extensão não
existe em Unices. O fato do seu script chamar script ou script.sh ou
esse.e.o.meu.script.e.eu.dou.pra.ele.o.nome.que.eu.quero não implica que ele
poderá ser executado. Existem, sim, alguns softwares que utilizam a extensão
mais com um conceito de mime-type do que "extensões ms-dos" propriamente
ditas, e somente com o objetivo de facilitar a vida do usuário final já
habituado aos windozes da vida. O que realmente interessa para o mundo Unix
são as permissões do arquivo e, numa segunda instância, o hash-bang que
determina qual será o interpretador do script ( exemplos do !#/bin/bash,
#!/bin/tcsh, #!/usr/bin/perl ). Então, se você não utilizar "extensões", não
terá que preocupar-se com isso. De qualquer maneira, utilizar a dica do
Tiago ou então um basename $0 .extensao.

------
GPG Public Key
http://keyserver.veridis.com:11371/export?id=-6037232142263389818
         \\|||//