Re: [shell-script] Contar quantidade de espaços em branco em uma string

From: Gentil de Bortoli Jr
Subject: Re: [shell-script] Contar quantidade de espaços em branco em uma string
Date: Tue, 01 Nov 2005 14:52:00 -0200

Leandro, acabei mandando uma solucão incompleta.

Sua string pode ser "A vida    é bela". (6 Espaços).

Nesse caso, pensei em uma gambiarrinha, mas com certeza há melhores
soluções.

Ainda com o wc. O comando wc -l retorna o número de quebras de linha.

Então: echo "A vida    é bela" | tr " " "\n" | wc -l

Isso vai te dar um espaço a mais, mas é o \n que o próprio echo dá, e
que pode ser eliminado com a opção -n.

Se você estiver tratando um texto, aí acho interessante pensar mais no
problema...

[]s

- --
Gentil de Bortoli Júnior