RES: [shell-script] Re: Dúvida com export

From: Julio Cezar Neves - DATAPREVRJ
Subject: RES: [shell-script] Re: Dúvida com export
Date: Tue, 1 Nov 2005 11:09:13 -0200

Olá Matheus,
qdo vc exporta uma variável, o faz para os Shells filhos, jamais para o
Shell pai. Existem pelo menos 2 formas de fazer isso e para mostrar, digamos
que o scr1.sh chama o scr2.sh:

1 - A mais fácil. Dentro de scr1.sh qdo vc for chamar o scr2.sh faça-o
assim:
. scr2.sh
o cmd . (ponto) executa o scr2.sh no ambiente atual sem gerar um subshell,
desta forma as variáveis permanecerão no ambiente;

2 - Qdo vc for chamar scr2.sh o faça da seguinte maneira:
var=$(scr2.sh)
assim o echo que vc der em scr2.sh ira para dentro de var. Qq outro echo que
scr2.sh dê para a tela, exceto a saída desejada deverá ser redirecionada
forçadamente para a tela da seguinte forma:
echo saida indesejada > /dev/tty

[ ]s,
Julio
:wq