Re: [shell-script] diferença entre ";" e "&&"

From: Rodrigo Monteiro
Subject: Re: [shell-script] diferença entre ";" e "&&"
Date: Mon, 31 Oct 2005 12:30:17 -0300

Ola Erino,

On 10/31/05, Erino Guilherme de Andrade <address@hidden> wrote:
> Camaradas da lista, bom dia.
>     Gostaria de saber se eu emitir o seguinte comando:
>
> ./faz-backup ; rm -Rf *
>
>     ... os dois comandos vão ser executados ao mesmo tempo ou o comando
> "./faz-backup" será executado primeiro e o comando "rm -Rf *" em
> seguida?  O ";" , ao contrário do "&&", não vincula a execução do
> segundo comando ao resultado da execução do primeiro?
>
> Grato
> Erino.

Esse comando que vc colocou, irá primeiro executar o "./faz-backup" e
quando acabar a execução dele irá para o "rm -Rf". A única diferença é
que em um script vc colocaria eles dois separados em linhas dististas
(um abaixo do outro, na ordem), e aqui vc quis colocá-los na mesma
linha.
E sim, diferentemente do "ou lógico" (&&), o ponto-e-vírgula é somente
um separador de comandos, e não tem qualquer vínculo com o comando
anterior, ou seja, mesmo que o "./faz-backup" gere um erro ao ser
executado, o "rm -Rf" será executado do mesmo jeito.

[]s

--
"Free as in Freedom, not free as in free beer"
Rodrigo Monteiro