Re: [shell-script] preservando separador de campo

From: Rodrigo Monteiro
Subject: Re: [shell-script] preservando separador de campo
Date: Mon, 31 Oct 2005 12:24:52 -0300

Ola Tiago

On 10/30/05, Tiago Barcellos Peczenyj <address@hidden> wrote:
> Pessoal,
>
> Estou cá brincando com o bom e velho bash quando me deparo com o
> seguinte problema
>
> Tenho um arquivo assim
> $ cat valores
> 'são, francisco', 43, 57, 0.0, '1994-11-29'
>
> E desejo deixa-lo assim:
> $ cat esperado
> 'são, francisco'
>  43
>  57
>  0.0
> '1994-11-29'
>
> A primeira vista parece "só" trocar o caracter ',' por '\n' com o tr
> [...]

Como vc falou que é uma query do MySQL, tente fazer desse jeito que
fiz, funcionou perfeito para mim:

# mysql -h'localhost' -u'usuario' -p'senha' -D'banco' -e"select
username, propValue from jiveUserProp where name = 'lastActivity'
order by username" | awk -F'\t' '{print $1,$2}' >
${salva_dir}/usuarios_conectados.temp.txt
# sed -n '1!p' ${salva_dir}/usuarios_conectados.temp.txt | grep -v
^"admin" > ${salva_dir}/usuarios_conectados.temp02.txt

A primeira linha ele faz a consulta no MySQL e manda pro AWK usando o
tab como separador de campos, com isso não vai ter problemas vc usar a
string 'sao, francisco' por causa do tab.
Na segunda linha, removo a primeira linha do arquivo que foi gerado
com a saída do AWK, pois ela tem somente os nomes dos campos usados na
consulta do MySQL.
Não esqueca de alterar no AWK ($1, $2, $3 etc) a quantidade de campos
que tem a query.
Depois é só manipular o arquivo gerado.

[]s

--
"Free as in Freedom, not free as in free beer"
Rodrigo Monteiro