ajuda com script

From: alexandre
Subject: ajuda com script
Date: Fri, 19 Aug 2005 22:36:23 -0300

seguinte, volta e meia tenho que abrir programas gráficos com usuários
diferentes do que iniciou a sessão do X. Pra fazer isso eu copio o meu
.Xauthority para o home do usuário como root:
# cp -f /home/usuarioX/.Xauthority /home/outro_usuario

beleza. Isso funciona sempre, só que é chato fazer toda hora e
gostaria de tornar a cópia do .Xauthority automática.

surgiram então algumas dúvidas. Se eu abrir um terminal com o usuário
joão e depois passar para o usuário josé. Para josé abrir programas,
eu teria que copiar o .Xauthority de joão para josé.

no meu script ficou assim
#! /bin/bash

sudo cp -f /home/${LOGNAME}/.Xauthority /home/${SUDO_USER}

ele funciona, mas eu reparei um pequeno efeito colateral. A variável
${LOGNAME} retorna o root como usuário logado (desconfio que seja por
causa do sudo) e não joão.

alguém sabe como pegar o nome do usuário correto? Ou se tem uma
maneira mais fácil de conseguir o mesmo efeito????