monitorar arquivos em tempo real

From: murgent_shell
Subject: monitorar arquivos em tempo real
Date: Thu, 28 Jul 2005 22:20:22 +0000 (GMT)

Pessoal

Estou escrevendo um script (já mencionei anteriormente
na lista) para procurar por palavras-chaves em um
arquivo (arq.log). As palavras chaves são inseridas
num arquivo (words.txt). Com o script abaixo consigo
identificar as linhas em arq.log que coincidem com as
palavras chaves.

-------------------------

#!/bin/bash

words=`cat /opt/words.txt`

log=/var/log/arq.log

for i in $words
do
 grep $i $log
done

Só que eu gostaria de monitorar em tempo real, assim
que uma linha for inserida (e somente se uma nova
linha for inserida) verificar se esta linha possui
algumas das palavras-chaves. Algum idéia?

Grato

Marco

http://br.download.yahoo.com/messenger/