Re: [shell-script] trocando senha sem interação so usuário

From: Danilo G. Magrini
Subject: Re: [shell-script] trocando senha sem interação so usuário
Date: Thu, 14 Jul 2005 11:08:05 -0300

 /* Oi pessoal,
 * Alguém sabe um jeito de trocar senhas de usuário sem
 * interação ? Algo sem usar expect pois os sistemas são Solaris
 * e não posso instalar nada nessas máquinas. Queria passar o
 * comando passwd direto já com a senha na linha de comando...
 algo como:
 *
 * passwd usuário "--password=senha" (:D)
 *
 * tentei isso:
 *
 * root@op ~]# echo 9283698**@@_\n | passwd usuario
 * Changing password for user usuario.
 * New UNIX password: Retype new UNIX password: New UNIX
 * password: New UNIX password: passwd: Authentication
 * information cannot be recovered [root@op ~]#
 *
 * mas o shell pede para o usuário a confirmação e eu não sei
 como passar */

 Brincando uma vez com essas coisas de senha eu descobri
 algumas coisas que podem servir como inicio para suas
 pesquisas, por exemplo, utilizando o useradd você pode fazer ssim:

 useradd -p <senha_criptografada> usuário

 Copiei uma senha criptografada (no shadow) já cadastrada para
 outro usuário e fiz um script para criar uns 30 usuários.
 Funcionou legal.. Todos ficaram com a mesma senha e logando
 na boa. Outra coisa que fiz foi incluir entradas no shadow
 sem parametros, por exemplo:

 usuario::::::::

 Tem que ter os oito dois-pontos. Aí os usuários logavam sem
 senha, digitavam o login e já caía no prompt do shell.

 E por fim eu repliquei várias linhas no shadow de um usuário
 já cadastrado apenas mudando os logins e, se não me engano,
 dessa forma não funcionou.. A senha era negada no login.

 É isso, espero que ajude em alguma coisa.

 Danilo G. Magrini