RES: RES: [shell-script] Criar/Gerenciar Daemons

From: Julio Cezar Neves - DATAPREVRJ
Subject: RES: RES: [shell-script] Criar/Gerenciar Daemons
Date: Tue, 14 Jun 2005 13:55:03 -0300

| Edison Ferreira [mailto:address@hidden]
|
| Valeu pela explicação, oh mais velho hacker do Brasil... - Palavras
| ouvidas em pleno FISL 6.0 diante do bar no evento...

Mais velho não, mais antigo! Afinal eu tenho 58 mas só aparento 57... :)
Durante uma mesa redonda sobre linguagens OO, o moderador disse que não
tinha meu currículo, e eu respondi: "basta me apresentar como o hacker mais
antigo do Brasil"... Pô Edison, vc disse que foi no bar só para piorar a
minha minha reputação, né?

| Julio, me diga uma coisa, será que com essa técnica eu resolvo a minha
| duvida anterior que era fazer um daemon que leia e trate um arquivo de
| log, escrevendo o resultado desse tratamento em um outro arquivo...
| para posteriormente um outro daemon utilizar isso... segue a baixo o
| rascunho do primeiro daemon
|
| tail -f -n `wc -l arquivodelog` | cut -f 9 -d ' ' | cut -f 2 >>
| arquivoderesultado

Cara não entendi. O wc -l te devolve a qtd de linhas do log, desta forma vc
estaria inicialmente listando todo o arquivo, com o mesmo efeito de tail -f
arquivodelog. Se vc estiver querendo listar somente os novos registros de
arquivodelog, o correto seria:

tail -f -n0 arquivodelog

| neste pseudocomeço de código aí de cima, eu queria que no momento que
| a máquina que está rodando o daemon lesse todo o conteúdo do arquivo e
| continuasse lendo as novas entradas dele. A dúvida é a seguinte, eu
| preciso ou não de um laço nesse "daemon" e que tipo de laço eu devo
| utilizar...

Não, vc não precisa de laço (só se for para se enforcar pelo que vc falou a
meu respeito:), o tail com a opção -t fica standby, esperando inclusões no
arquivo.

[ ]s,
Julio
PS: desculpe as brincadeiras.