RE: [shell-script] Colocando contador de "% completado"

From: MrBiTs
Subject: RE: [shell-script] Colocando contador de "% completado"
Date: Wed, 25 May 2005 11:30:23 -0300

/*
A muito tenho uma dúvida e não encontro um exemplo para eu estudar: ja vi em
vários scrips um contador de porcentagem, que me informa quantos porcento da
tarefa foi executada. Entretanto o contador informa 1, 2, 3, 99% na mesma
linha, o valor é constantemente atualizado. Eu imagino que algo apague os
caracteres anteriormente escritos e escreva de novo a nova porcentagem.
Como se faz isso ?
Eu fui claro ? É comum em scrips que instalam alguma coisa que não usem
dialog.
*/

Clarissimo... Baseando-se no fato de que vc sabe escrever a logica para
gerar a porcentagem, voce precisa so brincar um pouco com posicionamento, a
partir do comando echo, mesmo. Sabe aquela "helice" que fica rodando no
mesmo lugar, que na verdade é a impressao dos -/\| da vida ? É um exemplo
classico, e o programa seria mais ou menos assim:

while :
do
    for a in / - \\ \|
    do
        echo -ne "\033[D$a"
    done
Done

O echo -ne "\033[D" faz com que o caracter $a, variando em /-\| seja
impresso sempre no mesmo lugar.

Outra saida seria vc usar o tput cup para imprimir sempre em uma unica
posicao:

tput cup 10 10 ; echo "$PORCENTO concluido"