Re: [shell-script] quem eh o hifen ?

From: {Lopes, Ivan}
Subject: Re: [shell-script] quem eh o hifen ?
Date: Wed, 18 May 2005 11:31:29 -0300 (ART)

Oi  Tiago Peczenyj, tudo bem ?

- dúvidas que persistem:
  &> , >&  são iguais ?
  3<>arq   Conecta o descritor de arquivos 3 ao arquivo 'arq'

- O poque dessas duvidas
quando penso em um arquivo linux-like tenho a nocao de circuito
 ou transistor ou encanamento. vejamos

-------------------------
|comando                |
-------------------------
|arg:                   |
|                       |
-------------------------
|stdin| stderror| stdout|
---^-------V--------V----

por exemplo:
% cat numbers.txt | sort -n  2> error-file

  -------------------------           -------------------------
  |cat                    |           |sort                   |
  -------------------------           -------------------------
  |arg:                   |           |arg: -n                |
  |                       |           |                       |
  -------------------------           -------------------------
  |stdin| stderror| stdout|           |stdin| stderror| stdout|
  ---^-------V--------V----           ---^-------V--------V----
     |                |                  |       |        |
     |read file       |                  |       |        |
     |                +------[pipe]------+       |[2>]    +--->dafault
     |                                           v             [konsole]
  -----------                                 -----------
 |numeros.txt|                               |numeros.txt|
  -----------                                 -----------

Operador |      Ação
---------+--------------------------------
  <      |     Redireciona a entrada padrão (STDIN)
  >      |     Redireciona a saída padrão (STDOUT)
  2>     |     Redireciona a saída de erro (STDERR)
  2>>    |     Redireciona a saída de erro, anexando
  |      |     Conecta a saída padrão com a entrada padrão de outro comando
  2>&1   |     Conecta a saída de erro na saída padrão
  >&2    |     Conecta a saída padrão na saída de erro
  >&-    |     Fecha a saída padrão
  2>&-   |     Fecha a saída de erro
  3<>arq |     Conecta o descritor de arquivos 3 ao arquivo 'arq'
  <<FIM  |     Alimenta a entrada padrão (Here Document)
  <<-FIM |     Alimenta a entrada padrão, cortando TABs
  <(cmd) |     A saída do comando 'cmd' é um arquivo: diff <(cmd1) <(cmd2)
  >(cmd) |     A entrada do comando 'cmd' é um arquivo: tar cf >(bzip2 -c
                .              >file.tbz)>$dir

Atenciosamente

Ivan Carlos Da silva Lopes
* SITE   : http://www.del.ufrj.br/~ivanczar/               *
* e-mail : address@hidden,address@hidden *
* UFRJ   - Universidade Federal Do Rio De Janeiro          *
* POLI   - Escola politécnica                              *
* DEL    - Departamento De Eletrônica e Computação         *
* NOTA   : I know Vim-Script-Language.                     *
* INFO   : Enviado pelo Mozilla Thunderbird                *
*          http://br.mozdev.org/thunderbird                *

melhor: agora com 1GB de espaço grátis! http://mail.yahoo.com.br