RE: [shell-script] tamanho de diretorios

From: MrBiTs
Subject: RE: [shell-script] tamanho de diretorios
Date: Tue, 3 May 2005 16:06:39 -0300

/*
oh sabios da lista, preciso de mais uma ajuda de vcs...
eu queria saber o tamanho exato de um diretorio (e seus subdiretorios tbm,
se possivel informando o tamanho de cada um dos subdirs). gostaria de saber
um jeito simples e exato que mostre o tamanho em kb, mb gb etc. andei dando
uma pesquisada achei o "du" e outros, mas nenhum como eu queria.
tenho um diretorio muito grande (com cerca de 3gb e varios subdirs), quero
usar o tar nele mas antes preciso fazer uma triagem de quais subdirs
realmente preciso, dependendo do seu tamanho.
*/

du -h nao resolveu o seu problema ? Veja só:

du  -h local
4.3M    local/bin
4.0k    local/doc
8.0k    local/etc
4.0k    local/games
... Excluido para nao lotar a mensagem ...
11M     local

Ou seja, tenho 11M de tamanho total no diretorio /usr/local e tenho 4K no
/usr/local/games

Voce ainda pode especificar o --max-depth. Veja só:

du  -h local --max-depth=1
4.3M    local/bin
4.0k    local/doc
8.0k    local/etc
4.0k    local/games
1.4M    local/include
5.3M    local/lib
4.0k    local/libexec
4.0k    local/sbin
52k     local/share
4.0k    local/src
24k     local/man
12k     local/var
11M     local

Aqui ele me especificou somente os subdiretorio principais.

E vai por ai... Um simples du --help ja te da uma gama de opcoes que vc pode
usar.