Re: [shell-script] O mercado de trabalho para programadores em shell é b

From: Marcelo Beckmann
Subject: Re: [shell-script] O mercado de trabalho para programadores em shell é bom??????
Date: Wed, 27 Apr 2005 20:11:07 -0300

Bom, no caso de programação web, é possível usar shell script para
fazer algumas coisas (o site do Tobias, colega aqui da lista tem
material a respeito).
Mas não é muito usual, nesses casos o mais comum é php.

No caso da sua pergunta, se formos pensar em trabalhar como atividade
principal de programação em shell script, creio que seja difícil
trabalhar 100% do tempo exclusivamente com isso.
Já trabalhei em projetos em que fiz muito uso de shell scripts, às
vezes passava dias e dias desenvolvendo scripts para fazer
configuradores, automatizar tarefas e etc. Mas era o caso de usar o
shell para desenvolver e melhorar soluções, criar facilidades, então
não vejo o shell como atividade final nesses casos, e sim que usei o
shell como ferramenta para gerar soluções. Por exemplo, se eu não
tivesse o conhecimento que tenho de rede, servidores, arquivos de
configuração e tudo o mais, só o conhecimento de shell script _unica e
exclusivamente_ não me atenderia.

Por exemplo, como é que você vai fazer um configurador amigável para
um servidor de boot remoto se você não entender como funciona um
servidor desse tipo?
O que noto ser comum é você usar o shell como ferramenta de apoio para
os problemas que você tem no dia a dia. Por isso é muito comum o caso
de pessoas que trabalham com administração de sistemas/rede, acabarem
estudando e desenvolvendo shell scripts para suas necessidades.
Pode até ser que você encontre uma vaga de trabalho em uma empresa que
use muito shell script no desenvolvimento de soluções e tal, mas
dificilmente você vai "sobreviver" apenas com esse conhecimento. Na
prática, você vai ter que manjar de outras coisas, nas quais o shell
vai entrar como uma ferramenta de apoio.
Mesmo no caso de programação para web, seja em php, asp... Na prática,
você vai ter que conhecer também html, css, javascript, sql, ...,
para, juntando tudo, desenvolver seu trabalho.