Re: [shell-script] Re: Conteúdo do arquivo para as variáveis

From: Felipe Kellermann
Subject: Re: [shell-script] Re: Conteúdo do arquivo para as variáveis
Date: Thu, 21 Apr 2005 16:18:50 -0300 (BRT)

On Thu, 21 Apr 2005 3:39pm  -0000, ricardo_bsd wrote:

>   Como sao as coisas, da proxima vez eu testo antes hehe!!

Sem problemas.
Estamos aqui para discutir sobre isso.

>   Estou tao acostumado a usar bash e zsh que nao lembrei do eval,
> testei essa linha com sh default do netbsd 2 e ksh default v5.2.14
> 99/07/13.2 e e todos funcionaram com eval, sei bem que a sh `POSIX` na

OBS: Tu testou na pdksh (e eu tambem).
Tu chegou a ver se o resultado ficava OK depois do while?

Veja, teste assim:
$ cat arquivo | while read linha; do eval linha$((++i))="$linha"; done
$ echo $linha1

$

Percebeu?

> o e bem clara sobre esse assunto, vc ve uma outra forma de fazer isso
> sem usar um while read? ou quem sabe um grep com for? mais no fim
> seria mesma coisa... acredito!!

Tem. Tu poderia talvez usar um `for' ou, melhor, nao usar o pipe que tu
usou no teu exemplo com o `while':

$ while read linha; do eval linha$((++i))="$linha"; done < arquivo
$ echo $linha1
linha1conteudo1
$

Novamente: Poderia funcionar com o pipe (e vai funcionar, de fato, em
algumas shells: zsh e ksh93) mas o padrao nao especifica qual lado vai
partir para o fork. Sem problemas sobre isso, mas vai depender de qual
shell tu vai estar usando a construcao.

--
Felipe Kellermann