RES: [shell-script] Help, novato em Shell Scripit

From: Julio Cezar Neves - DATAPREVRJ
Subject: RES: [shell-script] Help, novato em Shell Scripit
Date: Mon, 4 Apr 2005 08:06:46 -0300

Aê Andre,
já que vc está chegando agora, preste atenção que vc vai ver que a pergunta
aqui não é se dá para fazer, mas sim qual o melhor modo de fazer. :) O shell
tem muitas opções já prontas que vc não precisa programar, basta executar o
prg que outros já fizeram. Um desses prgs prontos para uso é o useradd, que
tem a seguinte sintaxe:

useradd [-c comment] [-d home_dir]
        [-e expire_date] [-f inactive_time]
        [-g initial_group] [-G group[,...]]
        [-m [-k skeleton_dir] | -M] [-n] [-o] [-p passwd] [-r]
        [-s shell] [-u uid] login

Como vc pode ver, ele tem todas as opções necessárias. Supondo que o seu
arquivo de usuários e senhas tenha esses campos separados por branco ou
<tab>, faça:

while read usuario senha
do
    useradd -p $senha $usuario