RE: [shell-script] Rodando o script todos os dias

From: MrBiTs
Subject: RE: [shell-script] Rodando o script todos os dias
Date: Mon, 28 Mar 2005 12:33:56 -0300

> Desde que a maquina esteja liga ele ira rodar o cron, nao precisa estar
necessariamente logado.
> Só tenho uma dúvida: se eu especificar um determinado horário para meu
> script rodar todos os dias (por exemplo, 8:00 horas da manha) e o
> sistema estiver fora do ar nesse horário, quando o sistema voltar, o
> script será rodado?
>
> Porque no meu caso, eu não tenho compromisso com horário específico
> para o script rodar, eu só preciso que ele rode necessariamente uma
> vez todos os dias.

Certifique-se de que o anacron esta rodando e, se a maquina estiver
desligada, qdo ela inicializar-se o anacron rodara os processos que nao
rodaram. Veja o que diz o man do anacron

DESCRIPTION
       Anacron  can  be used to execute commands periodically, with a
frequency specified in days.  Unlike cron(8), it
       does not assume that the machine is running continuously.  Hence, it
can be used on machines that  aren't  run-
       ning 24 hours a day, to control daily, weekly, and monthly jobs that
are usually controlled by cron.

Voce só precisa colocar o seu processo num arquivo /etc/anacrontab e manter
o anacron rodando. O formato do arquivo /etc/anacrontab é um pouco diferente
do crontab, e esta bem especificado em man anacrontab. Basicamente, os
campos que compoem um registro sao dia, atraso, comando, separados por TAB.
Entao, para rodar o seu trabalho diariamente, nao importando a hora, voce
colocaria algo como:

1       5       /path/to/script.sh

Executa o scritp.sh todos os dias, com um atraso de 5 minutos.

Se me permite uma opiniao pessoal, se voce roda um sistema critico, o seu
servidor deveria ficar rodando continuamente. Seria mais seguro.