RES: [shell-script] problema com o grep

From: Julio Cezar Neves - DATAPREVRJ
Subject: RES: [shell-script] problema com o grep
Date: Mon, 14 Mar 2005 09:54:06 -0300

Ola Rodrigo,
o grep nao e um unico comando mas sim um membro de uma familia de 3 cmds,
que na ordem de performance sao:

- fgrep (fast grep) - Que nao conhece expressoes regulares;
- grep - Que resolve expressoes regulares elementares;
- egrep - (extended grep) - Que trabalha com expressoes regulares bem
cabeludas.

O ponto (.) e uma exp. reg. que significa qq caractere, entao qdo vc faz
grep ^$LINHA. , vc esta procurando algo que comece com o conteudo da
variavel $LINHA, seguido por qq caractere. A melhor forma de vc resolver
isso e fazendo:

fgrep ^$LINHA. arquivo | wc -l

Isso melhora a performance de duas formas: evitando o cat e trocando o grep
pelo fgrep.

[ ]s,
Julio
ATENCAO!  Ja  chegou  as