problema com o grep

From: Rodrigo Monteiro
Subject: problema com o grep
Date: Fri, 11 Mar 2005 08:27:56 -0800 (PST)

estou com um pequeno problema com o grep. tenho esse
arquivo, estou querendo dar um grep no arquivo.txt
desse jeito:
cat arquivo.txt | grep ^$LINHA. | wc -l

arquivo.txt
==========
ipec.ouvidoria
ipece.anacristina
ipece.cristinamedeiros

quando $LINHA=ipec ele diz que existem 3 arquivo
comecados por "ipec.", quando na verdade deveria ser
somente 1, o ipec.ouvidoria. quando $LINHA=ipece ele
devolve 2, o que eh certo. soh acontece o erro quando
$LINHA=ipec
ja tentei grep ^$LINHA".", mas deu o mesmo coisa.
alguem sabe como resolvo esse problema?