Re: RES: RES: [shell-script] O que é "Shell Script"?

From: Adam Victor Nazareth Brandizzi
Subject: Re: RES: RES: [shell-script] O que é "Shell Script"?
Date: Fri, 04 Feb 2005 17:35:17 +0000

Em 04-02-2005 13:46:42, Julio Cezar Neves - DATAPREVRJ escreveu:
Ainda bem, senão ia pintar um maluco querendo falar de VB :(

<brincadeira>
Ah, mas Gambas pode, né? :D
</>

Em poucas palavras o Shell é uma camada sw que envolve os S.O. *n?x /
*BSD.
Ou seja esses S.Os. precisam dele para serem funcionais.

Mas não precisa ser um shell como o bash ou o tcsh, qualquer prompt tá valendo. Por exemplo: crie um usuário de teste e altere o /etc/passwrd fazendo com que o shell dele seja e.g. /usr/bin/python. Voi là, você tem seu shell com sintaxe Python! :D

Que eu me lembre neste momento só existem 2 formas de interação com o
perl:

1 - digitar no prompt /bin/perl e se assim vc proceder o shell que
está assitindo à sua sessão perdeu totalmente o controle da situação;
2 - usando um here document:
/bin/perl << fimPerl
fimPerl
e desta forma tb o shell não teria interação alguma.

<a-hem />

Então é melhor relembrar da terceira:

$ A=0
$ perl -e "print cos($A) . '\n'"
1

sendo isto válido para Perl, Ruby, Python (com a opção -c), Lua etc. etc. etc...

Note que não estou defendendo estudarmos estas linguagens na lista, mas é um comentário esclarecedor que provavelmente vai facilitar a vida de muita gente.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB - Usuário Linux nº 366316